Gostaria de iniciar o post deste blog falando um pouco do que é design e o que o designer faz. Sei que não é fácil descrever, e que existem inúmeras explicações e definições, mas quero deixar aqui minha colaboração para definir um pouco o que faço, as possibilidades e atuações do designer.
A primeira coisa que lembro ao tentar definir o que é design, é quando iniciei meus estudos, cursando a faculdade de Design Gráfico, e as pessoas me perguntavam o que eu estudava, ao responder que era Design, escutei muitas vezes: "Nossa, que legal, você deve saber desenhar bem, né?!". É, se levar ao pé da letra a tradução da palavra, realmente significa desenho, mas se entendermos melhor a profissão de um designer, a definição vai muito além disso.
Vou listar alguns conceitos relevantes, de alguns autores, que me ajudaram a entender melhor o que é possível fazer e a criar minha própria definição. De acordo com Charles Owen "Design é a profissão que se preocupa com a criação de produtos, sistemas, comunicações e serviços que satisfazem necessidades humanas, melhora a vida das pessoas, e faz tudo isso respeitando o equilíbrio do meio ambiente", de acordo com Peter Drucker "o trabalho do designer é transformar necessidade em demanda", e Tim Brown mostra que "a função do designer é ajudar as pessoas a articular as necessidades latentes que elas talvez nem saibam que possuem".
A partir dessas definições fica mais claro que o design é a ferramenta utilizada para entender as necessidades do ser humano, onde o designer precisa ter sensibilidade para satisfazer os usuários, levando em consideração o meio ambiente, qualidade de vida e efetividade no resultado das produções.